Qual é o futebol do futuro?

Inicio esta reflexão sobre o futebol do futuro contextualizando meu ponto de vista. Pois, nos mais de 20 anos de carreira como Profissional de Educação Física tive a oportunidade, de na maior parte do tempo, atuar no processo de formação futebolistas de alto rendimento em diferentes contextos. 

Durante este período fui privilegiado em poder participar no desenvolvimento esportivo de jovens jogadores e jogadoras, que muitos deles e delas atingiram o mais alto nível competitivo, ou seja, representaram as nossas seleções principais em Copas do Mundo masculina e feminina da FIFA!

Tais experiências, em conjunto com as investigações acadêmicas durante a graduação, mestrado e doutorado, realizadas no campo dos processos metodológicos destinados ao treinamento de nossos jovens, no sentido de prepará-los para o momento em que atingirem a plenitude na carreira, permitiram-me observar o desenvolvimento do futebol mundial nas últimas décadas.

Este caminho me mostrou de forma muito evidente o quanto é complexa e desafiadora a trajetória a ser percorrida para o melhor desenvolvimento de nossos talentos esportivos. Pois, não temos uma receita única para isto! Haja visto que os caminhos possíveis para este objetivo são diversos, como podemos observar na última edição da Copa do Mundo masculina, na qual entre as quatro equipes semifinalistas, tivemos três continentes representados. 

Deste modo, o que percebo como aspecto fundamental para o sucesso nesta empreitada, é a conexão das escolhas nas estratégias formativas com a identidade das instituições em questão, ou seja, é necessário olhar para as dimensões do rendimento que dão sentido e direção para as escolhas dos conteúdos técnicos, táticos e estratégicos destinados às categorias de base nos diferentes contextos.

O Futebol do Futuro na prática

Sobre isso, Thiengo, através de sua contribuição no manual orientador, produzido pela CONMEBOL, destaca a grande importância da dimensão histórica, social e cultural para o futebol, em um momento que o continente sul-americano retoma a hegemonia mundial com as seleções na modalidade, com a Argentina campeã da Copa do Mundo na categoria principal, o Uruguai campeão na Copa do Mundo Sub 20, o Brasil campeão na Copa Mundo Sub-17 e campeão Olímpico.

Tais conquistas nos permitem observar o quanto a conexão entre a forma de jogar e a identidade historicamente construída pelas equipes esportivas impacta significativamente no rendimento competitivo de jogadores e jogadoras.

futebol do futuro
Imagem: Reprodução/Unsplash (@jp_shoots)

Diante destas observações, acredito que a dimensão histórica, social e cultural indica o caminho futuro para a formação de futebolistas de alto rendimento. Além disso esta dimensão valoriza e corrobora a nossa identidade e o nosso estilo de jogo, reconhecido mundialmente pelo talento e criatividade, em outras palavras pela Nossa Ginga

Pensando nisso, nossa empresa criou o Ginga Futebol do Futuro, programa destinado às instituições que treinam jovens futebolistas de 14 a 20 anos e têm como objetivos diagnosticar, planejar, construir, implementar, monitorar, avaliar e controlar o processo de formação de futebolista de alto rendimento. De uma forma que atenda às exigências legais, às boas práticas internacionais relacionadas à formação esportiva e a identidade institucional. O programa contempla cinco serviços, citados abaixo, os quais são destinados à etapa de especialização esportiva.

Serviços do Ginga Futebol do Futuro

Leitura de Jogo

Diagnóstico do ambiente da formação de jogadores na instituição por meio de uma metodologia específica, visando compreender o estágio de desenvolvimento e possibilitar a construção do planejamento estratégico para o processo de formação de futebolistas.

Preleção

Construção do planejamento estratégico para o processo de formação de futebolistas de alto rendimento na instituição. Este documento norteará todas as práticas institucionais na direção da construção do processo de formação de futebolistas.

Muda o Jogo

Elaboração do currículo destinado à formação de futebolistas de alto rendimento, sustentado pelas diretrizes estabelecidas pelos organismos e literatura científica internacional, de forma personalizada às características da instituição.

Rola a Bola

Implantação dos processos institucionais relacionados à formação dos futebolistas. Bem como o auxílio no processo de recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais envolvidos no processo de formação de futebolistas.

Onde a Coruja Dorme

Monitoramento, avaliação e controle do processo de formação de futebolistas construído e implantado na instituição. Acompanhamento contínuo virtual e presencial, com visitas periódicas com essa finalidade. 

Saiba mais sobre o Futebol do Futuro!

Por fim, convido você para conhecer mais detalhes do programa em nosso site, bem como nos ajudar nesta missão de construir o futuro do futebol pela interação em nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin), o nosso blog Gingando, o podcast Radio Ginga e o canal TV Ginga.

Cristian Lizana – Pesquisador, analista de desempenho e Líder do Programa Ginga Futebol do Futuro.