Qual é o futebol com alegria?

O debate sobre qual é o futebol com alegria também se inicia com outro questionamento: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”.

Samuel Rosa fez da pergunta, redundante, poesia (e)terna. Quem não sonhou em ser o homem ou mulher de elástico, deter a chave do cadeado, morar no lugar dos e das craques, que vão levando o time todo para o ataque, que atire a primeira pedra… Digo, bola.

O profissionalismo, como jogador ou jogadora de futebol, é uma consequência que nós, da Ginga, não podemos assegurar. As nossas raízes e propósitos permitem, sim, garantir o sonho. E com alegria.

futebol com alegria
Imagem/Reprodução: Unsplash (@limamauro23)

O que é o Futebol com Alegria?

O Futebol com Alegria é Ginga! Que, a partir de sua epistemologia, oferece um tipo de sustentação didático-metodológica fundada no jogo — mas não aquele, instrumentalizado, que é meio e não fim . Trata-se do jogo-liberdade (e não libertinagem), capaz de evocar nossa essência, arrancar qualquer tipo de máscara social e revelar o que os brasileiros e brasileiras somos: um carnaval de subversão, alegria, resiliência e improviso!

O Futebol com Alegria é o futebol de rua: não necessariamente o espaço entre duas calçadas, mas aquele lugar que aflora o que a Pedagogia do Esporte, uma das subáreas do conhecimento da Educação Física e Ciências do Esporte, chama de ambiente informal de aprendizagem. Nele, não basta apenas jogar: há que se jogar plenamente. Exatamente como fazíamos na infância, quando a turma toda se reunia e escolhia um jogo tradicional de nossa cultura lúdica para, cada um ao seu modo (olha a subjetividade aí, gente), se entregar e suspender, momentaneamente, a realidade.

O Futebol com Alegria é o estado de jogo: e a Ginga tem a missão de preservá-lo, articulando ciência e arte, enquanto essência de nossa existência. É possível, afinal, ensinar futebol de modo organizado e sistematizado, a partir da apropriação dos jogos tradicionais de bola com os pés pelas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. E comprometido com um pensar, agir e sentir humanizado, bem como o democratizar da prática da modalidade esportiva, que valorize o empenho (e não o desempenho). E reconheça que a alegria não está em ser positivo ou positiva em tudo, nem em anular a derrota, a frustração ou o sofrimento, e sim em resistir às dificuldades sem esquecer quem somos.

O Futebol com Alegria, no fim das contas, é você. Sou eu. Nós somos.

O Futebol com Alegria na prática

Pensando nisso e na preservação da identidade do futebol mais vitorioso do planeta, a Ginga sustenta o programa, destinado às instituições que desenvolvem o ensino, vivência, treinamento e aprendizagem de crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, com o intuito de diagnosticar, planejar, construir, implementar, monitorar, avaliar e controlar, de forma sofisticada, os processos que rondam uma Iniciação Esportiva de excelência.

futebol com alegria
Imagem/Reprodução: Unsplash (@felipecorreia)

As cinco etapas do Futebol com Alegria

Cabeça em Pé

Assessoria e consultoria para o desenvolvimento do planejamento estratégico, diagnóstico institucional e introdução do serviço Futebol com Alegria nos espaços de ensino.

Brasileirando

Plataforma de formação e capacitação profissional de 50 horas (online), voltada aos professores e professoras de futebol das instituições de ensino.

Olha o Jogo

Manual completo da proposta pedagógica, com os níveis de ensino, objetivos, conteúdos, avaliações e sustentação técnica e científica, que sustenta o serviço Futebol com Alegria.

Controla o Jogo

Aplicativo de suporte pedagógico e administrativo para auxílio na gestão, controle e avaliação das informações referentes às aulas desenvolvidas pelas instituições que aderem ao serviço Futebol com Alegria.

Joga Junto

Suporte pedagógico com atendimentos e encontros periódicos, com a equipe de profissionais da Ginga Futebol para auxiliar os e as profissionais das instituições que que aderem ao serviço Futebol com Alegria.

LEIA TAMBÉM